Cristiano Seixas traz para HQ temáticas profundas, como perda, família, aceitação e descoberta, e o olhar de convidados de peso do mercado de ilustração e quadrinhos.  

 

O diretor de arte, quadrinista e roteirista, Cristiano Seixas (“Alien – The Original Screenplay”), lança a primeira edição de Contos da Calango, uma narrativa sobre o encontro do Cerrado com a Caatinga do Norte de Minas Gerais, que passa longe de clichês e estereótipos, e aborda em cinco contos os temas perda, desequilíbrio, família, aceitação e descoberta internaContos da Calango terá seu lançamento oficial no dia 11 de junho (sexta-feira), às 16h, durante painel do autor na 4ª Feira de Quadrinhos da Casa, edição virtual que acontece entre 10 e 13 de junho.

 

Considerado seu projeto mais plural, Cristiano Seixas convidou os artistas Jane Carmen, Acir Piragibe, Alexandre Tso, Igor Cicarini e Guilherme Balbi para imprimirem seu olhar na ilustração de cada história, e a estudiosa e videomaker, Monica Toledo, para assinar o roteiro do conto Vermelho Urucum. O texto de abertura é da ilustradora e quadrinista mineira, Carol Rossetti, o projeto gráfico é do mineiro Gabriel Nascimento (Café com Chocolate Design), e a capa é do seu parceiro de longa data, o quadrinista Eduardo Pansica.

 

“Para mim era importante trabalhar com pessoas com as quais tenho afinidade artística e que conseguiriam ampliar esse universo, essa simbiose imaginária dos dois biomas e os personagens que sobrevivem neles. Outro ponto-chave era ter uma história feita exclusivamente por mulheres: Monica Toledo e Jane Carmen, que fizeram um trabalho impecável. Também foi determinante contar com a participação da Carol Rossetti, ativista feminista, e do Gabriel Nascimento, um dos melhores profissionais da sua área, que traduziu o conceito da revista na escolha do papel até o tipo acabamento”, descreve Cristiano Seixas.

 

Embora seja um projeto autoral, Cristiano Seixas reconhece que a escuta ativa sempre pode somar e enriquecer o produto final. “Nesta edição, busquei ir além, achei necessário ouvir mais as pessoas e, principalmente, captar o olhar das mulheres sobre a personagem que também está presente nas duas edições do projeto Calango, uma garotinha sem nome. No decorrer da produção, minha vontade era dobrar o número de convidadas, e de páginas (são 72), mas como isso ainda é inviável, minha expectativa é que Contos da Calango seja a primeira de muitas”, reitera.

 

De acordo com o roteirista, a decisão de transportar a narrativa dos contos para os quadrinhos foi para empregar uma certa profundidade temática. “Nos quadrinhos, histórias curtas são a seleção de cenas e acontecimentos cruciais para narrar um trecho ou acontecimento importante. Os quadrinhos têm um ritmo próprio, diferente da literatura e de outras mídias. A ideia de nomear esses quadrinhos mais curtos de contos é acrescentar simbologias e referências que possam dar aos acontecimentos visuais mais de um nível de leitura”, esclarece.

 

A impressão de Contos da Calango foi viabilizada por meio de edital estadual da Lei Aldir Blanc. Parte do valor arrecadado com as vendas da revista será destinada à ONG dedicada ao resgate e tratamento de animais silvestres e domésticos, Asas e Amigos.

 

Sobre Calango:

Contos da Calango é fruto do projeto de revista em quadrinhos Calango, de Cristiano Seixas e Eduardo Pansica, que começou como um número autoral até se tornar uma revista em quadrinhos com mais peso, o que foi possível com o financiamento coletivo Catarse. A história, que já tem duas edições, com uma terceira a caminho, mostra as aventuras de uma garotinha que tenta sobreviver em um sertão apocalíptico ao lado do seu animal de estimação, Calango.

 

Sobre o criador de Contos da Calango:

Cristiano Seixas – www.cristianoseixas.com único roteirista brasileiro de quadrinhos a escrever para a franquia Alien, na minissérie da Dark Horse Comics, lançada em 2020. Co-fundador e diretor de criação da Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais e co-criador do Pátio Digital Academy.

 

Graduado em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Mestre em Animação Digital pelo Art Institute of California, foi intern da Agência Brothers By Choice em São Francisco (EUA), depois de ter feito um bootcamp em cinema pelo New York Film Academy. Foi Conselheiro da Associação Brasileira de Produtoras Independentes – BRAVI, tendo participado de programas internacionais, inclusive como palestrante, na França, Canadá, Estados Unidos e África do Sul.

 

Seu estúdio, fundado em 1997, se uniu a um de games da Califórnia, originando o Ghost Jack Entertainment para a criação de personagens, HQs e animações para diversas empresas. Trabalhou nas maiores convenções de quadrinhos e animação do mundo, como San Diego Comic Con, New York Comic Con, Chicago Comic Con, Kidscreen, Mip Com, Mip TV, Annecy e várias outras.

 

Ficha técnica: Contos da Calango

Roteiro dos 4 contos: Cristiano Seixas

Roteiro do conto Vermelho Urucum: Monica Toledo

Ilustração: Jane Carmen, Acir Piragibe, Alexandre Tso, Igor Cicarini e Guilherme Balbi

Capa: Eduardo Pansica

Texto de abertura: Carol Rossetti

Projeto gráfico: Gabriel Nascimento

Número de páginas: 72

Formato: Capa em cartão duplex 300g, miolo em pólen bold LD 90g Gráfica Formato

 

Serviço – Contos da Calango:

Valor: R$45,00 – PRÉ-VENDA A PARTIR DE HOJE POR R$ 29,00!!!

https://pag.ae/7XedsadCH

Lançamento oficial: 12/06 (sábado), na 4º Feira de Quadrinhos da Casa

www.feiradequadrinhosbh.com.br